sábado, 27 de outubro de 2007

Vírus: Gripes e Constipações



Como os “chapéus”, vírus há muitos

Existem muitos vírus, responsáveis por doenças distintas e de gravidades muito variáveis. Nesta época do ano o mais falado é o vírus da gripe. A gripe é uma infecção respiratória grave provocada pelo vírus Influenza do qual existem vários serotipos.
Este vírus é transmitido pelo ar (quando falamos, espirramos ou tossimos expelimos gotículas que transmitem o vírus quando estamos contagiados) e tem um período de incubação de 3 a 4 dias, isto é, só passado 3 ou 4 dias após a contaminação apresentaremos os sintomas da doença provocada pelo vírus.
Os sintomas aparecem de forma repentina com febres altas (38-40ºC), dores musculares, dores de cabeça e só depois as queixas respiratórias como a tosse, expectoração, nariz congestionado ou a pingar, e dores de garganta ou garganta irritada.
A duração do tratamento é de 5 a 7 dias, e este é dirigido aos sintomas (antipiréticos, antitússicos, descongestionantes..). Também existem antiviricos usados na prevenção e tratamento da gripe; de prescrição médica devem ser tomados no primeiro dia de infecção e ajudam a atenuar os sintomas e diminuem a duração da doença e o risco de complicações ( ex: pneumonias).

Os antibióticos não são úteis no tratamento da gripe porque só actuam sobre bactérias e o agente patogénico da gripe é um vírus

Além dos medicamentos deveremos ingerir líquidos, repousar e ter uma alimentação correcta, manter o espaço onde nos encontramos arejado e evitar mudanças de temperatura.

Mas a grande arma conta a gripe é a prevenção. Prevenir é também VACINAR

Qualquer pessoa pode ser vacinada excepto as que tenham história de reacção alérgica á vacina ou que são alérgicas ao ovo. Embora a vacinação esteja sobretudo recomendada aos grupos mais frágeis (idosos, pessoas com sistema imunitário diminuído, doentes crónicos como diabéticos, doentes cardiovasculares, insuficientes renais ou hepáticos, bebés com historia de doenças respiratórias, trabalhadores da área da saúde ou que cuidam de idosos ou doentes) a verdade é que a vacina pode ser tomada por todos, e quantas mais pessoas estiverem prevenidas mais difícil se torna a propagação da gripe.

A gripe é diferente de uma constipação

As constipações embora sejam também infecções viricas são provocadas por uma classe diferente de vírus, sendo o principal o rinovirus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e por isso existe muita confusão na população acerca da eficácia da prevenção da gripe por vacinação. Na realidade os sintomas da constipação são resultantes principalmente da afecção das vias respiratórias superiores (nariz e garganta) com espirros olhos lacrimejantes, fadiga, dores de cabeça e dores musculares moderadas e febres baixas. Ou seja os sintomas não são tão agudos e a sua evolução é em geral benigna. As constipações acontecem em média 3 a 4 vezes por ano. Não existem medicamentos específicos para tratar as constipações, e geralmente actua-se aliviando os sintomas com ajuda de antipiréticos, anti-inflamatórios e descongestionantes nasais.
Os vírus que causam constipações entram pelo organismo pela boca e nariz. Boas regras de higiene ajudam a prevenir o contágio. Assim:
Lave as mãos frequentemente, principalmente depois de se assoar, tossir, espirrar e antes de comer.
Use lenços de papel para tapar a boca quando vai espirrar ou tossir. Se não for possível cubra a boca com a mão e depois lave-a.
Não partilhe talheres, copo ou prato com outra pessoa.
Evite contacto prolongado com pessoas constipadas; e se estiver constipado evite estar perto de pessoas saudáveis para não as contaminar.


Bom Inverno!


8 comentários:

Anónimo disse...

Excelente!

Beijinhos

Anónimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

Rosário disse...

Penso que o blog está muito bem estruturado, e é uma grande ajuda à coompreensão do que é afinal o tão famoso vírus da gripe.
com os melhores cumprimentos,
Rosário Santos

Anónimo disse...

sue putos viados

Anónimo disse...

sue putos viados

Anónimo disse...

Amiable dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

Anónimo disse...

Do you have copy writer for so good articles? If so please give me contacts, because this really rocks! :)