terça-feira, 23 de outubro de 2007

Cordão umbilical, fonte de vida


Células estaminais
Criopreservação


O que são células estaminais?

As células estaminais são células que têm a capacidade de se diferenciarem em diversos tipos celulares (pluripotentes) e de se auto renovarem.


A criopreservação é uma técnica de preservação destas células, em que as mesmas são preservadas a temperaturas muito baixas (-200ºC), permitindo manter as suas características originais e a sua funcionalidade durante muitos anos.

A descoberta do potencial curativo destas células remonta a 1988, podendo ser usadas com êxito em doenças graves (potencialmente letais) do foro hemato-oncológico (ex: leucemia linfoide, anemia aplastica, anemia de Faconi, etc).

Podemos encontrar células estaminais em vários tecidos corporais como por exemplo na medula óssea, células embrionárias, etc. No entanto o sangue do cordão umbilical é cada vez mais uma alternativa á medula óssea pois a sua recolha é fácil (técnica não evasiva), feita durante o parto (sem dor nem para o bebé nem para a mãe), existem menores riscos de infecção e quando necessária a sua disponibilização pode ser imediata, além de que quando compatíveis o risco de rejeição é menor.

Em Portugal não existe nenhum banco público de dadores de células estaminais.
Existem no entanto várias empresas privadas a trabalhar na recolha e armazenamento de células estaminais do sangue umbilical.

Em todo o mundo já foram realizados cerca de 7000 transplantes com células estaminais do cordão umbilical. Em Portugal foi há pouco realizado o 1º transplante com células estaminais de sangue umbilical preservado por uma empresa portuguesa.

Existem ainda várias potencialidades na utilização curativa destas células, linhas de investigação que estão a ser seguidas em diferentes países do mundo, permitindo perspectivar grandes avanços nesta área, nomeadamente em doenças crónicas como Diabetes, Alzheimer, Osteoporose, etc.

É também com grande orgulho que vemos entre a primeira linha destes cientistas, investigadores portugueses que com o seu trabalho diário e dedicação, procuram levar mais longe a ciência e escrever nela o nome de Portugal:
- Doutor Lino Ferreira (MIT- Massuchusetts Institute of Technology – actualmente a investigar na area da engenharia de tecidos),
- Doutora Alexandra Capela (SteamCells, Inc- área das doenças neurodegenerativas e transplantes células estaminais neurais)
- Professor doutor Rui Reis (Grupo 3B- Universidade do Minho- engenharia de tecidos humanos, expansão de células estaminais)
- Professor doutor Joaquim Cabral ( Instituto Superior Técnico - expansão de células estaminais mantendo o seu potencial de diferenciação)

Sem comentários: